Alcobaça - Bahia - Brasil

História de Alcobaça

Localizada a:
Latitude 17º32'16.13" S e Longitude 39º11'36.91" O.

O Município de Alcobaça tem origem em uma vila criada em 12 de novembro de 1772 pelo Ouvidor José Xavier Machado Monteiro no local denominado Arraial de Itanhém, situado às margens do Rio Itanhém, ao sul da Capitania de Porto Seguro. Atual Microrregião Extremo Sul da Bahia fazendo parte da região conhecida como Costa das Baleias.
Alcobaça foi fundada "através de Carta Régia de 1755". A chamada Carta Régia que teria dado origem a Alcobaça é, na verdade, um dos documentos mais importantes da História do Brasil no Século XVIII. Trata-se de documento de 3 de março de 1755, no qual El-Rey D. José I de Portugal manda criar a Capitania de São José do Rio Negro e dá instruções sobre a fundação de vilas na Colônia. Esta Carta Régia encontra-se reproduzida nos "Autos de Criação e Ereção da Nova Vila de Alcobaça, na Capitania de Porto Seguro", documento de 12 de novembro de 1772 que é o verdadeiro ponto de partida da história de Alcobaça.
O nome da cidade deriva de Alcobaça (Portugal), cidade situada no Distrito de Leiria. Diz uma lenda, porém não comprovada, que os primeiros moradores da Alcobaça vieram da Alcobaça portuguesa.
São Bernardo foi escolhido como padroeiro da vila e por este motivo existem documentos do século XIX, onde Alcobaça é citada como "Vila de São Bernardo de Alcobaça".

No site Portal Histórico de Alcobaça você encontra maiores detalhes sobre a história da cidade, um verdadeiro arquivo histórico da cidade com diversas fotos antigas, e também temos o Diário de Alcobaça onde podemos encontrar notícias sobre a cidade.

Igreja Matriz de São Bernardo

A Igreja Matriz de S. Bernardo fica na Praça Padre José Porphirio.
Em 20 de julho de 1896 a vila de Alcobaça foi erguida à condição de Cidade.


Patrimônio Cultural

Alcobaça tem diversos casarões construídos no sec XVIII e XIX, muitos deles em bom estado de conservação,

Casario do sec XVIII

Sobrado hoje conhecido como Casa Paroquial, Pastoral da Criança e residência dos vigários. Historicamente é o sobrado de Izidro Pedro do Nascimento foi construído em 1892, no final do século XIX

Fotos: Enoch

Casa da CulturaA Casa da Cultura, recentemente reformada, fica em frente a Praça Padre José Porphirio, próximo a Igreja Matriz de São Bernardo.

 

 

Ruas estreitas de AlcobaçaResidencias antigas enfileiradas em ruas estreitas ajudam a tornar esta cidade muito aconchegante e atraente a todo turista que a conhece.